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6 erros comuns de sellers do Mercado Livre que você deve evitar: possíveis sintomas e soluções

Como vendedor de e-commerce, em especial no Mercado Livre, você está sempre procurando maneiras de melhorar seus negócios e aumentar as vendas. Mas às vezes, na pressa de fazer isso, você pode cometer erros que podem custar tempo e dinheiro. Nesta postagem do blog da Magiic, discutiremos 6 erros comuns do vendedor de comércio eletrônico, alguns sintomas e soluções. Ao ler este post, você poderá identificar alguns erros que pode estar cometendo e corrigi-los antes que causem danos de longo prazo ao seu negócio!


Erro nº 01: não ter estoque suficiente dos produtos mais vendidos


Um dos erros mais comuns que os vendedores de e-commerce cometem é não ter estoque suficiente dos produtos que vendem mais. Esse é um problema clássico, que é cometido por empresas de todos os tamanhos e sempre terá espaço para melhoria. A falta de estoque acaba com o ranking de seus anúncios nos Marketplaces e dá a oportunidade ao seu concorrente de fidelizar o seu cliente. A solução para este problema é complexa, mas pode e deve ser simplificada. Mantenha o cadastro e a quantidade de seus produtos em estoque organizada. Utilizando um software como a Magiic, você poderá criar sua estratégia de reposição e monitorar com clareza os níveis e momentos de fazer pedido de compra ou reposição dos centros de fulfillment. Diversas intempéries irão ocorrer que poderão atrapalhar a sua estratégia de estoque, mas cabe a você e sua equipe se esquivar dos problemas e manter os níveis de estoque dentro do ideal. Ao fazer isso, você pode evitar vendas perdidas e excesso de estoque! Esse assunto tem potencial de aumentar os resultados de sua empresa de forma incrível, ainda mais quando se considera o longo prazo.


Erro #02: Preços muito baixos


Outro erro que os vendedores de comércio eletrônico tendem a cometer é ter o preço de seus produtos muito baixo. Isso pode parecer uma boa ideia no começo, mas na verdade pode sair pela culatra. Alguns dos maiores sintomas de ter preços muito baixos são: falta de rentabilidade, rupturas frequentes de estoque, ter sua estrutura (e sua mente) no limite da produtividade. Além disso, se você vender seus produtos sem a margem de contribuição adequada, nunca poderá lucrar! A solução para esse problema é encontrar suas margens e determinar o preço ideal para você. Se o cliente não estiver disposto a pagar mais ou a concorrência estiver vendendo exatamente o mesmo produto com preços muito mais baixos, você deve aumentar a qualidade do seu serviço ou encontrar um novo produto. Busque diferenciação.


Erro #03: Preços muito altos


Por outro lado, alguns vendedores de e-commerce cometem o erro de precificar seus produtos muito alto. Isso pode impedir que os clientes em potencial considerem seu produto. Alguns dos sintomas desse problema são: gastos excessivos com marketing, excesso de estoque, subutilização da estrutura (equipe, espaço), falta de faturamento. Uma das soluções para isso é analisar os preços de seus concorrentes, sua margem (e o crescimento necessário para compensar uma redução de preço) e encontrar o ponto ideal que lhe permitirá ter volume de vendas suficiente e ainda obter lucro. Testar e verificar os números certos são a chave.


Erro #04: Vender barato um produto que estará esgotado em breve


Outro erro ainda pouco conhecido é não aumentar o preço de um produto que estará esgotado em breve. Vários motivos podem levar seu produto a estar perto de uma ruptura. Aumento repentino de vendas, atrasos no reabastecimento ou até mesmo falta de um processo claro para você criar seus pedidos de compras e reposição. Se esse problema já aconteceu, mas você ainda tem algumas unidades em estoque, aumente os preços delas! Isso aumentará a margem e fará com que essas unidades finais agreguem mais valor ao seu negócio, enquanto a redução na velocidade de vendas permitirá que o produto não fique sem estoque. Além disso, depois que seu estoque voltar aos níveis normais, a redução de preço de volta ao normal será muito apreciada por seus clientes


Erro #05: Subutilização do seu melhor canal de vendas ou atendimento


Outro erro do vendedor de e-commerce é subutilizar seu melhor canal de vendas ou atendimento. Se você é um empresário sério, precisa aproveitar as melhores oportunidades disponíveis. Usar um fulfillment terceirizado como o Mercado Livre Full da maneira correta com certeza aumentará suas vendas dando mais visibilidade aos seus anúncios e ainda criará uma oportunidade de escalar seu negócio sem precisar crescer tanto sua estrutura interna. A solução aqui é aprender a usar essa ferramenta e aproveitar todas as suas funcionalidades. A Magiic também tem um incrível produto para te auxiliar nessa gestão e viabilizar uma escalada em suas vendas e resultados.


Erro #06: Falta de criação de valor a longo prazo para sua empresa


Muitas empresas de comércio eletrônico cometem o erro de não criar valor de longo prazo para suas empresas. Eles se concentram em ganhos de curto prazo e esquecem o futuro. Vender no E-commerce pode ser uma ótima maneira de ganhar dinheiro rápido, mas se você está seriamente tentando construir um negócio você tem que tentar manter o valor de longo prazo: criando sua própria marca, tendo produtos exclusivos e únicos , vendendo seus grandes sonhos para os fabricantes/distribuidores e encontrando uma forma de conseguir um contrato de exclusividade. Dessa forma, você pode criar uma barreira de proteção em torno do seu negócio e tornar mais difícil para a concorrência copiá-lo ou até mesmo criar a oportunidade de vendê-lo no futuro.


Estes são alguns erros do vendedor de e-commerce que você deve evitar! Você muito provavelmente comete um pouco (ou bastante) de todos esses erros, mas se preocupar demais não ajuda. Tome já as medidas necessárias para corrigi-los e começar a expandir seus negócios! Lembre-se: o e-commerce é uma ótima oportunidade para construir um negócio lucrativo e sustentável. Use essas dicas e aproveite ao máximo. Se o seu negócio ainda está de pé e você está cometendo esses erros, significa que você já está fazendo outras coisas muito bem e tem uma grande oportunidade de corrigir os erros e crescer ainda mais. Mantenha-se positivo e não desista dos seus sonhos no e-commerce!


Obrigado pela leitura!


Quais são os erros mais comuns que você já viu serem cometidos? Deixe seu comentário abaixo. E se você achou esse artigo útil, compartilhe com seus amigos!


Até a próxima.



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