• Magiic

Como fica o lojista que era OFFLINE e agora teve que rapidamente virar ONLINE?

O mundo muda constantemente, isso é uma verdade e todos sentem isso na pele, não é verdade. Mas tivemos recentemente uma curva de mudança fora do comum com os efeitos da Pandemia em nossas vidas, principalmente no que diz respeito ao gerenciamento de empresas de e-commerce.

Isso é fácil de perceber quando voltamos um pouco no tempo, não muito, apenas antes da pandemia onde montar um e-commerce, ou mesmo vender online de alguma maneira, estava apenas nos planos, mas não na prática de muitos lojistas.

A rotina de gerenciamento operacional de uma loja de rua é muito diferente de um e-commerce, apesar da teoria ser a mesma.

Vamos pensar por exemplo em uma PROMOÇÃO. Em uma loja de rua, podemos montar "bancas" ou colocar produtos em lugares com maior fluxo de pessoas na loja, com um cartaz de promoção. Mesmo produtos com pequenos defeitos podem ser negociados alí mesmo, com o cliente observando e provando o produto. O mesmo caso não acontece, pelo menos não tão facilmente, no e-commerce. Para um pequeno ou médio lojista de e-commerce, fazer promoção pode ser um problema, pois o tráfego orgânico nem sempre é significativo numa pequena ou média empresa de e-commerce e isso significa que o lojista vai ter que criar uma campanha para esta promoção, ou seja, o lojista vai ter que gastar dinheiro para atrair um possível comprador. E gastar dinheiro para atrair um cliente para comprar um produto em promoção, com margem apertada, e grade furada, é de fato não agradável, não é mesmo?

Outro ponto é o controle de estoque. Repare, para um lojista offline, o controle de estoque tem que existir, mas é comum para um pequeno ou médio que este controle de estoque seja negligenciado ou mesmo ignorado, afinal de contas, tendo ou não controle de estoque, é possível fazer vendas no mundo offline. Agora, veja este mesmo lojista, mas agora ele vende online. Vender um produto que você não tem em estoque e não poder enviar ao cliente é um desastre. Se ainda este erro acontecer em um marketplace, aí sim os problemas se agravam e o lojista pode ainda ser punido e perder qualificação. Isso se agrava com o uso de fulfillments. Imagina um lojista que somente tinha que lidar com seu próprio estoque e agora ter que lidar com FBA da Amazon e Mercado Livre Full. Percebe a diferença? Antes um estoque físico que na prática não era lá muito controlado, agora, multi estoques que devem ser rigorosamente contabilizados.

Vamos a outro ponto, o Controle fiscal. Veja só como é o controle fiscal de uma loja de rua de um pequeno ou médio lojista. Normalmente, quando muito, se emite um Cupom Fiscal para cada ou para determinadas vendas, vamos dizer assim. Quando vamos para o mundo online, o controle fiscal de responsabilidade do lojista é mais complexo. Notas Fiscais de venda, Notas fiscais reenvio por extravio, Notas Fiscais de troca e devolução entre outras. E se ainda considerarmos novamente o universo do Fulfillment, notas de envio de mercadoria para 3ºs, retorno simbólico de mercadoria etc.

O que quero destacar é que tivemos sim um avanço na participação de pequenos e médios lojistas no mundo do e-commerce brasileiro depois da pandemia, mas com isso foi também exigido que este lojista se organize mais e tenha que enfrentar isso com profissionalismo, e, em muitas vezes, com falta de pessoal, sozinho nesta jornada empreendedora.

Um insight para esta reflexão é a necessidade, por parte do empreendedor, de buscar ferramentas que tornem o trabalho mais fácil e organizado. O empreendedor tem que escolher sistemas que o ajudem a cumprir com estas obrigações e ao mesmo tempo otimizem o tempo.

Você pode, como empreendedor, sempre se perguntar: Este processo que estou fazendo manualmente é de fato importante? Se sim, será que existe algum sistema que resolva este problema de forma mais rápida e competente?

Muitas vezes sai mais caro você fazer um processo manual, demorado e aberto a erro, do que pagar um sistema que resolva isso. Seu tempo é sim dinheiro e hoje em dia temos cada vez mais ferramentas acessíveis que complementam o seu trabalho ou resolvem obrigações de forma muito precisa e rápida.

Além disso, você precisa manter o foco e energia no que de fato é importante e que você de fato consegue entregar valor a sua empresa.

Fique de olho, pois cada vez mais seu profissionalismo vai ser cobrado e a forma como você enfrenta isso vai fazer diferença em seu resultado.


8 visualizações0 comentário