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10 Desafios que os lojistas terão pela frente ao vender em Marketplaces

O estoque é o elemento central de uma empresa de varejo. É interessante perceber que, numa empresa de varejo online, o estoque ganha uma importância ainda mais especial, pois o estoque é um dos únicos elementos físicos desta operação.


Repare bem. Em uma operação de e-commerce, a plataforma é online, a gestão é online, o marketing é online, os clientes estão online, mas o estoque é um elemento físico e por isso possui características diferentes e até mesmo limitantes, quando levamos em consideração, por exemplo, a escalabilidade. Neste sentido, o estoque e suas movimentações acabam não tendo uma característica escalável assim como todo o resto da operação online.


Então perceba que, no meio de uma operação online ágil e escalável, existe um elemento principal que é o ESTOQUE que possui características diferentes, mas importância fundamental em todo o processo, afinal de contas, sem o estoque não existe a operação.


Então separamos aqui alguns pontos importantes relacionados à gestão de estoque. Pontos estes que farão cada vez mais parte dos desafios que o lojista, principalmente aquele lojista online que trabalha com marketplaces, deve ter.


10 desafios importantes e presentes na gestão do estoque de uma empresa de e-commerce que usa Marketplace para fazer suas vendas:


Base de dados e cadastros de produtos - É importante todos os produtos estarem devidamente cadastrados com seus códigos SKU. Isso é fundamental para a identificação dos produtos, para o rastreamento da participação desse produto nas diferentes frentes de venda e reposição de estoque.


Eficiência dos processos de estocagem - Como se trata de um componente físico da operação, a organização do estoque é fundamental para a fluidez e ganho de performance da empresa de e-commerce. Uso de técnicas e sistemas de organização como o WMS, por exemplo, ajudam a tornar o processo mais fluido e enxuto. Assim, menos custoso para operação e mais favorável à sua agilidade.


Organização na movimentação de produtos - Da mesma forma que a estocagem é importante, o processo de movimentação desses produtos tem a mesma importância. Esses processos geralmente são os processos de Entrada e Saída dos produtos no estoque. A entrada deve ser rápida e organizada, a ponto dos produtos estarem disponíveis para venda o mais rápido possível. Já a saída, é caracterizada pelo processo de Picking and Packing e tem como objetivo deixar o produto embalado da maneira mais rápida, sem erros e prontos para serem encaminhados aos clientes.


Operação enxuta - Uma operação de e-commerce enxuta pode fazer total diferença na saúde financeira da empresa. Para se manter enxuto é necessário ter processos muito bem definidos e sistemas que ajudem na prática desses processos. Um colaborador só pode ser produtivo quando ele sabe exatamente o que fazer e como fazer. Para isso, este colaborador deve possuir as ferramentas necessárias para que realize o seu trabalho de forma produtiva. Desta forma é possível manter a equipe enxuta e mesmo assim a alta produtividade.


Abastecimento de centros de fulfillment - A importância do uso do serviço de Fulfillment é muito grande para quem trabalha com vendas em marketplaces. Neste contexto, a reposição de estoque no fulfillment é simplesmente o ponto mais importante da operação. A base de um bom trabalho é fazer reposições de estoque de maneira assertiva. Isso quer dizer que é necessário identificar o TEMPO certo de se fazer um pedido (ponto de reposição) e a QUANTIDADE certa para se enviar (Cobertura de Estoque Alvo). Com a necessidade de volume na operação, fazer esta reposição usando métodos manuais, ou mesmo planilhas, é cada vez mais improvável e eficiente. O uso de inteligência neste processo, especialmente inteligência sistêmica, ou seja, o uso de softwares e inteligência artificial para as previsões de reposição de estoque é praticamente mandatório para quem busca sucesso na operação de e-commerce.


Pensamento estratégico - Setores da empresa como o Marketing e o Estoque devem andar cada vez mais juntos. A precificação e a promoção de um produto devem levar em consideração a sua disponibilidade física no estoque. Não adianta, por exemplo, apostar na promoção de um produto que possui falha no abastecimento e reposição do estoque. A saúde um produto, geralmente é apoiada pelos seguintes pontos: Margem de Contribuição, Volume de Vendas e Disponibilidade em Estoque.


Complexidade nos processos - A competitividade está cada vez maior e para se destacar é necessário sempre buscar um caminho inexplorado. Normalmente, a busca por exclusividade nos leva ao uso de processos e cadeias de fornecedores mais complexas. Quando um produto é muito fácil de ser adquirido e de seu estoque ser controlado, mais fácil também é a possibilidade de um concorrente seguir pelo mesmo caminho. Nesse sentido, o lojista que busca exclusividade acaba tendo que lidar com a complexidade da operação que aumenta. Afinal de contas, se for fácil fazer, geralmente o cliente paga pouco e os concorrentes aparecem com mais facilidade.


Concorrência qualificada - Com as ferramentas cada vez mais disponíveis, a qualificação da concorrência está cada vez maior. O aprimoramento em pontos fundamentais como Marketing da empresa e a Reposição de Estoque fazem parte de um campo onde o lojista possui controle e ali pode criar um diferencial. Ter sua operação mais organizada e ágil pode ser o ponto definitivo para que sua empresa se destaque no mundo dos marketplaces do e-commerce.


Falta de estratégia - Em meio a todo este cenário competitivo, desenvolver uma estratégia própria é algo que pode fazer toda a diferença. Toda empresa possui características que a tornam diferentes, mas também que podem ser limitantes. Uma boa estratégia é aquela que consegue identificar as características limitantes do processo e fazer com que todo o sistema da empresa potencialize as outras frentes, para que as limitações ou gargalos não atrapalhem o processo como um todo. Além disso, uma boa estratégia é aquela que consegue olhar para o mercado e perceber como destacar seus diferenciais e usar isso à seu favor.


Falta de clareza no gerenciamento - Com a base de dados organizada, com os processos enxutos e otimizados e com a estratégia definida, o gerenciamento e a verificação se os planos estão sendo devidamente aplicados e se estão obtendo o sucesso esperado é fundamental. Por isso é necessário a clareza de todos os dados da operação, principalmente a clareza nos dados que vão mostrar se a sua empresa está caminhando na direção que você esperava. Suas ações devem ser norteadas pela evolução dos pontos importantes (KPI), pontos estes que vão garantir que as ações e seus resultados estejam alinhados com a estratégia pré-definida.



Conclusão


Estar presente nos marketplaces não é mais um diferencial. Hoje em dia, com a facilidade de acesso, está cada vez mais fácil de encontrar novos lojistas usufruindo dos benefícios de vender em marketplaces. Isso faz com que o lojista que busca sucesso busque também o aprimoramento da sua operação como um todo. Neste contexto, a gestão de estoque para um varejista é simplesmente fundamental. Através de uma boa gestão de estoque e da integração deste processo com outros pontos importantes, como por exemplo o marketing, aumentam a chance de sucesso na operação.


O sucesso não acontece do dia para noite e, da mesma forma, sua empresa não pode se apoiar em pontos superficiais. A realidade da gestão de uma empresa normalmente não está atrelada a tarefas fáceis. Já diz o ditado: Se for fácil todo mundo faz!

Nesse sentido encare a dificuldade natural dos processos de quem busca acessar um outro nível empresarial. Se você busca crescer e ter uma empresa saudável, naturalmente você terá como desafio a gestão de pontos complexos da sua empresa. E, se sua empresa operar no ramo do varejo, a gestão de estoque se destaca dentre esses pontos a serem considerados.


Encare os 10 desafios citados neste artigo e observe como que sua empresa está se comportando nesse momento frente a eles. Busque resolvê-los de forma eficiente e analisá-los constantemente. O sucesso não é uma questão de tempo, mas sim de gestão contínua e aprimorada.


Um grande abraço e boas vendas.


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