top of page
Buscar

7 Vazamentos Financeiros que todo Vendedor do Mercado Livre deve evitar em 2024

O e-commerce é um terreno fértil para oportunidades, mas também esconde armadilhas financeiras que podem comprometer o sucesso dos vendedores no Mercado Livre. Em 2024, com a concorrência crescendo e os consumidores se tornando mais exigentes, é crucial estar atento a potenciais vazamentos financeiros. Aqui estão sete erros comuns que podem drenar seus recursos e como evitá-los.


1. Ruptura de Estoque

O Problema: Você já está cansado(a) de saber, mas ficar sem estoque de produtos populares pode ser um grande golpe para as vendas, pesquisas internas apontam que os vendedores perdem em média 15% de seu faturamento potencial devido à ruptura de estoque.

A Solução: Mantenha um sistema de gestão de estoque eficiente, utilizando dados de vendas passadas e tendências atuais para prever a demanda e evitar rupturas. Monitore os números de ruptura constantemente e haja rápido para solucionar o problema.


2. Precificação incorreta

O Problema: Vender produtos com margem de lucro insuficiente pode não apenas reduzir seus ganhos, mas também ameaçar a sustentabilidade do seu negócio. Por outro lado, precificar seu produto muito alto, pode fazer com que ele nunca decole.

A Solução: Analise regularmente suas margens de contribuição, considerando os custos, e ajuste os preços conforme necessário para manter uma margem saudável. Aplique margens mais agressivas no início e fim do ciclo de vida do produto e aproveite a fase de maturidade para aumentar suas margens.


3. Excesso de Investimento em ADS

O Problema: Gastar demais em publicidade sem uma estratégia clara pode consumir rapidamente seu orçamento sem gerar o retorno esperado. Destaque especial para anúncios com baixo estoque ou ruptura em variações de tamanho ou cor relevantes.

A Solução: Equilibre o investimento em ADS com a disponibilidade de estoque e a performance dos produtos, focando em anúncios que trazem o melhor retorno sobre o investimento. Haja rapidamente sobre campanhas com performance ruim.


4. Não utilizar Promoções do Mercado Livre

O Problema: Não aproveitar as promoções oferecidas pelo Mercado Livre, em especial aquelas com descontos em taxas de comissão ou bônus para publicidade, pode ser um grande limitador de suas vendas e vazamento financeiro.

A Solução: Fique atento às promoções e participe delas sempre que possível para reduzir custos e aumentar a visibilidade dos seus produtos. Lembre de precificar um pouco acima, para que ao aplicar as promoções, sua margem fique dentro do ideal.


5. Anúncios com Nota Baixa

O Problema: Anúncios com informações incompletas ou de baixa qualidade podem afetar negativamente a visibilidade e as vendas.

A Solução: Invista tempo na criação de anúncios de alta qualidade, com descrições detalhadas e imagens claras para atrair e manter a atenção dos compradores, além de monitorar os anúncios que tiveram queda nas notas e precisam de pequenos ajustes para recuperar a exposição completa.


6. Falta de Visibilidade dos números de seu Negócio

O Problema: Estar ciente dos problemas acima é muito importante, porém sem visão e execução, os problemas não se resolvem.

A Solução: Utilize ferramentas analíticas para monitorar o desempenho de vendas, tenha visibilidade e métricas para monitorar os ítens acima. Aplique uma rotina de checagem para colocar o trem no trilho e resolver rapidamente potenciais problemas.


7. Não utilizar o Full corretamente

O Problema: Estar fora do Full, o Fulfillment do Mercado Livre, limita suas vendas. Porém utilizar o Full sem o devido planejamento, pode levar a altos custos de inconformidade nos envios, retiradas de estoque e armazenagem excessiva.

A Solução: Planeje com cuidado quais produtos devem ir para o Full. Recomendamos enviar apenas os seus produtos de alto giro. Fique atento às regras de preparo e embalgem e envie apenas a quantidade determinada por sua estratégia de estoque. Fique atento aos produtos sazonais para realizar a interrupção de envio e redução de preço no momento próximo ao fim do ciclo do produto.


Conclusão

Evitar esses vazamentos financeiros é essencial para maximizar sua lucratividade e garantir o sucesso a longo prazo no Mercado Livre. Com planejamento estratégico e uma gestão eficiente, você pode não apenas sobreviver, mas prosperar muito no competitivo mundo do e-commerce em 2024.


Foque nos detalhes de alto impacto e na agilidade, eles serão o seu maior diferencial! Sobre o Autor

Valter André Zacheo é um empreendedor com 13 anos de experiência no e-commerce do Brasil e EUA, como seller e desenvolvedor.

Como co-fundador da Magiic, tem ajudado vendedores do Mercado Livre a aumentar suas vendas, ter mais organização e visibilidade.

Com um profundo conhecimento dos desafios enfrentados pelos vendedores online, André acredita no poder dos pequenos hábitos e sistemas bem estruturados para impulsionar o sucesso a longo prazo.

bottom of page